Resenha: Fuja, Coelhinho, Fuja


Fuja, Coelhinho, Fuja
Autora: Barbara Mitchelhill
Editora: Biruta
233 páginas
Classificação: ☆☆☆☆☆


Sinopse: Fuja, coelhinho, fuja, conta a história de Lizzie e Freddie. Quando o pai das crianças, William, recusa-se a lutar na Segunda Guerra Mundial, a polícia vem à sua procura. Precisam então fugir para se manterem unidos. Refugiam-se em uma comunidade chamada Whiteway. O esconderijo não dura muito tempo, e a família precisa, mais uma vez, buscar um novo refúgio. Suas opções vão ficando mais escassas e os obstáculos aumentam; a chance de continuarem juntos fica cada vez menor. 

Em uma Inglaterra mergulhada no contexto da Segunda Guerra Mundial, todo homem jovem e saudável é obrigado a servir ao exército, seja na frente de batalha, nos hospitais ou na produção de munições. William, pai de Lizzie e Freddie, acaba de perder sua esposa em uma tragédia e vê-se pressionado pelo Estado. No entanto, Will é um pacifista; ele não acredita nos ideais da guerra e se recusa a matar seus semelhantes.

A história é contada sobre o ponto de vista de Lizzie, a irmã mais velha. Uma menina esperta e que luta por suas convicções e pela união de sua família. Ela vê sua paz ameaçada quando chegam notícias de que a polícia está atrás de seu pai. Lutando pela paz, por seus ideais e acima de tudo, pelo amor, a família embarca em uma jornada de sofrimento, descoberta e honra.

O primeiro ponto de parada é Whiteway, lugarejo que abriga "anarquistas", pessoas de visão contrária ao governo. Ali Lizzie faz muitos amigos e todos se consideram uma verdadeira família. O cenário de Whiteway é responsável pela parte mais leve e divertida da história. É possível que o leitor sinta o aconchego e a paz que o lugar transmite aos personagens.

Mas Whiteway não é o final feliz. Empecilhos, vilões e confrontos impedem a paz da família, que é obrigada a fugir novamente. 

A Editora Biruta mais uma vez atingiu alto nível com a diagramação do livro. A estética é impecável. Fuja, Coelhinho, Fuja é uma história única; ao mesmo tempo que é uma história da Segunda Guerra Mundial, apresenta ao leitor uma narrativa diferenciada, que é a história dos pacifistas. Lindíssimo e uma fonte inestimável de conhecimento. 

Um comentário:

  1. hoje eu assisti mulan pela primeira vez (sim, acredite) e essa coisa de guerra lembrou um pouco do filme.
    adoro livros/filmes com a segunda guerra no pano de fundo e adorei o título desse livro... me lembrou aquele filme 'corra, lola, corra', que não assisti, mas dizem que é bom.
    conheci a editora biruta essa semana e já tô apaixonada depois dessa resenha. a capa eh realmente mt bonita :3

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir